Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O meu cancro

O meu cancro

Um passo decisivo

A cirurgia é um passo do processo de combate ao cancro. É um passo muito importante, podendo mesmo ser decisivo para o desfecho final.

No meu caso, foi feita há precisamente um mês. Espero que tenha sido feita a tempo. Mais depressa não podia ter sido.

Foi mais demorada, porque os diagnósticos – colonoscopia e tac – apontavam para que o tumor se localizasse no cólon ascendente e, uma vez aberta a barriga, não foi aí encontrado, tendo a incisão de ser aumentada para o encontrar no ângulo esplénico, na vertente do transverso. Ou seja, em vez de se encontrar no lado direito da barriga encontrava-se no lado esquerdo.

Segundo me informaram esta falha na localização do tumor, na colonoscopia , deveu-se ao facto da sonda não passar o tumor e ter-se considerado que este se encontraria na parte final (a contar do recto) do cólon. Aliás, a colonoscopia tinha um ponto de interrogação na localização referida.

Por isso, a Dr.ª Fátima Caratão, que me operou, no dia seguinte ao da intervenção, quando me foi ver logo de manhã e me informou de como tinha ela decorrido, disse que, apesar daquela discrepância, “foi feito o que tinha de ser feito”, como já por várias vezes aqui tenho referido.