Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O meu cancro

O meu cancro

O que é o cancro

esquema_celulas.pngA que chamamos cancro?

A palavra cancro usa-se para denominar um grupo muito numeroso de doenças que têm em comum o desenvolvimento de células anormais. Por causas muito diferentes, estas células começam a multiplicar-se e a crescer sem controlo, algo que normalmente não acontece num organismo, onde a maioria das células está programada para viver um período determinado e se divide de forma controlada.

As patologias que formam o grupo de males a que denominamos “cancro” são mais de 100. Apesar de serem em elevado número, todas elas têm algo em comum: a maneira como a doença começa.

Como começa o cancro?

 

Todos os tipos de cancro começam com o crescimento anormal e descontrolado de células que se convertem em cancerosas devido a uma anomalia no seu ADN. A função do ADN é dirigir todas as ações das células. Entre muitas coisas, determina que a célula deve morrer ao cumprir o seu ciclo vital. Uma célula sã é capaz de reparar uma possível anomalia no seu ADN; contudo, as células cancerosas não podem fazê-lo. Por conseguinte não morrem, pelo contrário, crescem e formam novas células que o corpo não necessita.

Leia aqui o resto do artigo.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.